A Formação sobre Sexualidade e Comportamentos  Responsáveis, aborda os temas tratados de uma forma direta, objectiva e isenta. Apostando na prevenção, queremos mais que informar, queremos formar e ajudar a refletir sobre os comportamentos do dia-a dia que envolvem mais riscos, nomeadamente nas áreas da sexualidade, do planeamento familiar, da gravidez e das doenças sexualmente transmissíveis.

As ações de formação são realizadas nas instalações da AJUDA DE MÃE ou nas escolas e outras instituições, sempre que solicitado. 
Testemunho:
De: Ana Cachola
Data: 30 de setembro de 2016 
 Avaliação - Sessões de Educação para a Sexualidade

A avaliação efetuada no âmbito do nosso Plano de Atividades, foi muito positiva e avaliada como Muito Bom.
A ação de formação “Sexualidade na adolescência”, destinada aos alunos da Unidade de Multideficiência e a outros alunos com CEI, de 2º e 3º ciclos, foi dinamizada por técnicos da Associação Ajuda de Mãe, num total de 9 sessões. As sessões tiveram uma boa recetividade por parte dos alunos e foram abordadas temáticas muito pertinentes à faixa etária e vivências do grupo, tais como a amizade, o respeito por si mesmo e pelo próximo, aumento da autoestima, utilização correta das redes sociais, entre outros. Os técnicos da Associação Ajuda de Mãe utilizaram um discurso assertivo e adequado aos alunos, as atividades propostas também  se mostraram de grande pertinência e utilidade para o grupo em questão. Ao longo das sessões os alunos mantiveram-se interessados e empenhados nas tarefas propostas. As sessões tiveram a duração aproximada de uma hora.
Ao longo das sessões os professores de educação especial cooperaram com os técnicos nomeadamente na organização e preparação dos alunos para a realização das sessões. A equipa de educação especial sugere a continuidade deste projeto para o próximo ano letivo.